Símbolos da sabedoria (1)

A coruja & a sabedoria

"O verdadeiro conhecimento vem de dentro." Sócrates
A coruja é para muitos uma figura sinistra, para outros símbolo da sorte. No entanto, quem já teve oportunidade de ver este bichinho de perto, sabe e sentiu que antes de qualquer coisa é uma figura misteriosa que parece nos observar do alto dos galhos e meditar sobre o nosso comportamento, permane- cendo tempos infinitos no mesmo local.

Desde muito tempo a coruja é tida como um dos símbolos da sabedoria. Já na Grécia antiga a ave estava presente nas imagens dos deuses gregos, como a da deusa Atenéia, deusa ligada à sabedoria. Mas a explicação mais aceitável e lógica pode estar na sua própria natureza. A Coruja é uma ave de hábitos diferentes das outras aves, pois quando todas as outras estão migrando ou voltando para o ninho no final do dia, a coruja sai para fazer um vôo panorâmico sobre toda a sua região para saber o que lhe restou daquele dia. São animais com hipermetropia, porém, em distâncias maiores, sua visão é perfeita, principalmente com pouca luz, não é à toa que ela possui imensos olhos redondos, e sua cabeça é capaz de girar 180° para cada lado, ou seja,
a coruja vê o que outros animais não conseguem ver. Mas qual a relação com a filosofia? A filosofia, por analogia, realiza faculdades “idênticas” às da coruja. A Filosofia “sobrevoa” todas as realidades que cercam o homem, sem se acomodar na “volta para casa”, na vidinha besta, indo além, enxergando o que “restou do dia”. Desta forma o Filósofo é chamado a alçar vôo no seu pensamento. Ele corresponde ao chamado, isola-se para meditar, aguçando os sentidos, iluminando a obscuridade da compreensão humana, estendendo sua visão para 360°.

A autora J.K. Rowling usou a coruja nas aven- turas de Harry Potter, pela ligação da ave também com a bruxaria, sendo um símbolo de muitas seitas. Os entendidos explicam essa ligação dúbia: por conhecer o mundo da luz e das trevas, a coruja transmite o conhecimento de um para o outro. (Símbolos da sabedoria 2)

Fontes: "O Coruja"
"Canção Nova cn"
"O Amante da filosofia"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensamentos dominantes

A "empatia" seletiva