O que é arte

Arte está no olhar de cada um

"A grandeza de uma obra de arte está fundamentalmente no seu carácter ambíguo, que deixa ao espectador decidir sobre o seu significado." Theodor Adorno
Na época da faculdade certo professor pediu que cada aluno definisse seu conceito de arte. Fui para casa já pensando a respeito. Percebi que não era fácil. Foi, para mim, um desafio conceitual e um exercício de escrita mais do que proveitoso. Percebi, durante o processo, que podemos escrever sem paixão, escrever por escrever, para mostrar serviço; ou escrever com a alma.


Por vezes surgem luzes de uma idéia mas uma dificuldade absurda em transmitir por palavras. O exercício está em descobrir o sentimento em nós com relação ao assunto em questão. A intuição é importante e a memória sensorial tem um papel de destaque no processo. Quando conseguimos essa ligação do corpo -, do inconsciente -, com a mente, as palavras começam a fluir. Este o resultado de meu insigth.

Arte é, essencialmente, uma forma de transmitir uma mensagem. Não somente 'a arte pela arte' mas algo mais profundo. Da concretitude do superficial passando pela sutileza do cotidiano à essência profunda do abstrato, havendo uma reação a algo, traduzida por qualquer sentimento, isso é arte.
A máquina que facilita o trabalho árduo é a arte invisível do criador que se regozija com o prazer de quem usa. Arte é o filme, o quadro, a roupa, a música, o livro, o pregão; mas é também o sentir, a percepção do sentir e o saber, o uso do saber e o usar, o saber-usar. Arte está na criação e nas mãos que a produzem com gosto, sabedoria e orgulho; a união com o receptor a transformará numa obra de arte e atingirá o seu objetivo - a mensagem.

Imagem do blog Palavras Partilhadas

Comentários

  1. Buen artículo ..... escritura es también una obra de arte, las ideas en un artículo también son obras de arte.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Este espaço é seu.
Deixe sua opinião ou se preferir conte uma história. Peço apenas que seja educado.
Obrigada, volte sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

Pensamentos dominantes

A "empatia" seletiva