O "Mundo Novo" de Bianca Carvalho

Bianca Carvalho, tem apenas 23 anos e já realizou muito na vida. Aos 13 anos escreveu um livro infantil "O Reino de Amor" com páginas para colorir e com três estórias super divertidas com mensagens de amor, paz e alegria. Sempre muito ativa desde bem pequenina e cheia de sonhos, sua mãe fazia o possível para realizá-los, querendo compensar o esforço da menina.

Bianca que já gostava de escrever histórias, queria ainda  fazer teatro e desfilar, então lá ia a mãe abrir  caminhos para conseguir o cantinho ao sol que sua filha merecia. As dificuldades financeiras nunca a fizeram desistir. Claro que nem tudo eram vitórias, as coisas custavam caro, e assim mais gente entrou em campo para transformar sonhos em esperança e certezas, a avó Marinete e a madrinha Lucia.

A publicação do livro, no dia 12 de Outubro de 2000 foi um sucesso e mudou a vida da adolescente. Bia, como é chamada, começou a se destacar e trabalhar para vender seus livros. Sendo sua cabeça um reboliço de sonhos e idéias, com uma disposição, energia e confiança onde não cabia a desesperança, logo estava cheia de projetos e correndo atrás para executá-los. Assim nasceu o Projeto Escola "Brincando de Ler". A idéia simples, apresentar a história do seu livro em forma de peça teatral nas escolas públicas e privadas, ajudava também a vender pilhas do seu livro que ela carregava para esse fim.

Com o sucesso do empreendimento do projeto escola, Bianca decidiu terminar o ensino médio e abrir um projeto cultural em sua comunidade. "Queria passar um pouco de arte e cultura para as crianças e jovens da minha região. A falta de oportunidade da comunidade onde eu vivo e o fato de eu sempre me deparar com muita pobreza me fizeram querer ajudar as pessoas", conta ela à reporter da revista Capricho. Adivinhem só! Isso mesmo,  lá foi D. Lucimar Simãozinho Carvalho, dar o apoio merecido. "Comecei a estudar e ler muito sobre o assunto" segue Bianca contando.

E então aos 16 anos Bianca Carvalho fundou o Projeto cultural MUNDO NOVO DA CULTURA VIVA, conhecido agora como ONG MUNDO NOVO. No começo, a sede da instituição era a própria casa da família. Com o apoio dos pais, Bia transformou o lar num espaço cultural. A determinação, responsabilidade e a "teimosia" como a própria Bianca define sua vontade ferrenha, conquistaram adeptos e apoio de muitos lugares. Bianca, hoje formada em Serviço Social, conseguiu mudar a ONG para uma casa alugada, onde está até hoje, sendo seu  grande projeto angariar fundos para comprar um imóvel próprio. 

O grande apoio veio da ONG Rio Voluntário que orientou e deu assistência em todo o processo jurídico. Comovidos com o esforço de uma garota tão jovem, a jornalista da Rio Voluntário, Lívia, indicou Bianca para uma matéria na Revista Época. E desde então não parou mais de aparecer na mídia.

Conheçam melhor a história e o trabalho extraordinário de Bianca Carvalho:
Entrevista com Bianca de Carvalho
- http://domingaodofaustao.globo.com/Domingao/0,,15687,00.html
- http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=28343279 - comunidade da ONG no Orkut
- Bianca no Facebook
- Heróis do bem - Matéria da Revista Época

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensamentos dominantes

A "empatia" seletiva